Tubos de Aço Com e Sem Costura – Saiba Como e Onde Usar

tubos de açoOs tubos de aço são usados em diversos tipos de construção. Eles também podem ser usados na montagem de estruturas e condução de fluídoscomo: tubulações de água, esgoto e gás natural.

Embora sejam muito parecidos com os tubos de ferro, eles apresentam a vantagem de serem mais flexíveis, fáceis de moldar. Essas características são importantes para a construção civil. Possuem ductilidade, ou seja, se deformam antes de se romperem ou estourarem, por isso é seguros para quem instala e para quem usa.

Esses tubos se dividem em dois tipos: com costura e sem costura.

O primeiro tipo é o tubo de aço com costura, que é fabricado a partir de uma chapa de metal que é soldada, suas pontas são unidas através de ferramentas que emitem calor, no momento da fabricação. Ele é mais barato, pode ser achado, com facilidade, em lojas de material de construção, têm várias espessuras e diâmetros e é de limpeza fácil.

Eles são usados na confecção de móveis, equipamentos agrícolas, nas serralherias, nas usinas de açúcar, na indústria automobilística e artigos de manutenção em geral.

Já os tubos de aço sem costura, são fabricados a partir de cilindros de aço que, quando aquecidos, ficam ocos, através de um eixo que perfura o metal. São utilizados para canalizar materiais que provocam pressão, por esse motivo, não são soldados.

Utiliza-se os canos sem costura em ferramentas de perfuração, oleodutos, canos que conduzem gás, cilindros hidráulicos e componentes de transmissão.

As diferenças entre tubos de aço com costura e tubos de aço sem costura são, basicamente, a forma como eles são fabricados, o preço e a finalidade.

Os tubos com costura são feitos de uma chapa metálica que é soldada.

Os tubos sem costura são feitos por inteiro, através de um processo onde o metal é aquecido e moldado em um eixo.

Quanto ao preço, os tubos com costura são mais baratos e os sem costura são bem mais caros. O que faz com que os tubos com costura sejam os mais comprados.

E, em relação à finalidade de cada um, verificamos que os tubos com costura são mais usados em pequenas construções e na fabricação de ferramentas e utensílios de todos os tipos, com as mais diversas aplicações.

Já os tubos de aço sem costura são utilizados, preferencialmente e, em larga escala, para conduzir gases, uma vez que, não possuem solda, conduzindo esses elementos com segurança e seguindo as normas técnicas, até o seu destino final.

Deixe um Comentário